domingo, 16 de agosto de 2009

Resenha Sobre O programa “A Grande Família”

O programa “A Grande Família” é um programa humorístico apresentado pela emissora de televisão rede Globo, é apresentado a partir das 21 horas é destinado a todos os púbicos.
A série retrara o cotidiano de uma família de classe média-baixa brasileira, mostrado com muito bom humor. Lineu é um fiscal sanitário que busca ser correto em tudo que faz e, casado com a dona-de-casa Nenê, uma esposa dedicada e uma mãe maravilhosa.
Lineu sustenta os dois filhos, a Bebel e seu marido Augustinho que não tem nenhuma responsabilidade bem como o seu filho Tuco que não trabalha. Os amigosda família são Marilda, que é proprietária de um salão de beleza; Mendonça, chefe de Lineu;Genilson, empregado de Beiçola; Gina, namorada de Tuco; Paulão; mecânico do bairro e Beiçola, dono da pastelaria, esses são os personagens que estão presente na série.
Esse programa retrata um pouco da realidade da família brasileira, seus personagens têm características simples, se vestem de uma maneira discreta e com estilos variados, eles falam em uma linguagem simples, de fácil compreensão e sem baixar o nível do diálogo, sua maneira de andar e seus corpos são retratados sem tanta exigências de padrões que são impostos pela sociedade
Compreendo que muitas coisas vistas nesse programa mostram a visão do cotidiano dos brasileiros, mostra um pouco dia- dia das nossas vidas, a vida familiar segue de maneira simples mostrando o trabalho, o lazer e os conflitos vivenciados por essa família, percebemos também a não aceitação de certos comportamentos que é retratado por um dos personagens, que é a falta e responsabilidade e compromisso com as pessoas. As mulheres já estão inseridas em um papel moderno, onde buscam sua independência e sua autonomia, buscando trabalhar para ter seu espaço na sociedade, muitas vezes se deparam com algum preconceito machista até da própria família, mas nada que a impeça de continuar a busca pelo seu espaço.
E assim, em meio a tanta dificuldades, vai vivendo a grande família e as famílias brasileiras,que com muita garra lutam para sobreviver e tem jogo de cintura para superar as dificuldades e permanecer unida.
Durante os intervalos do programa eram veiculadas propagandas de Banco oferecendo crédito, de lojas que facilitam e parcelam as compras, propaganda de carros, de bebidas etc. essas propagandas incentivam e mostra o consumismo que existe em nosso país. Elas mostram as facilidades que as pessoas dispõem para adquirir algo que desejam mais que muitas vezes não são tão necessárias. Algumas dessas propagandas não são adequadas para todas as pessoas que assistem a esse programa, é o caso da bebida que reflete uma questão social maléfica na vida das pessoas, pois como uma droga lícita desestrutura e destrói várias famílias, causando assim um grande prejuízo a sociedade.
Alguns desses comerciais podem influenciar de forma positiva ou negativa isso dependerá de quem esteja observando.
Outro ponto interessante é que nem todas as pessoas podem ter acesso aos produtos que estão sendo propagados pela mídia, pois as condições financeiras de uma grande parcela da sociedade não permitem o acesso das mesmas a certos tipos de bens como é o caso do carro.
O programa apresentado se insere no realismo dos brasileiros, pois mostra um pouco do seu modo de vida, e isso causa questionamentos sobre essa realidade e se teria necessidade de mudanças, causando assim certo conflito nas pessoas.
Se pudesse mudaria o comportamento de um dos personagens (Augustinho) reescreveria seu personagem transformando-o seu caráter e conferindo responsabilidade ao mesmo, pois muitas das suas ações refletem um ser humano sem alguns princípios.

Nenhum comentário: