domingo, 16 de agosto de 2009

Resenha do Filme Quarto Poder e Documentário Muito Além o Cidadão Kane

O filme O Quarto Poder, do diretor Costa Gravas, retrata a história de um repórter por nome Max, interpretado por Dustin Roffman e de um funcionário que perdeu seu emprego que seria Sam, interpretado por John Travolta.
No cotidiano do seu trabalho o repórter foi ao museu cobrir uma matéria, então se depara com uma situação inesperada; o ex- funcionário Sam, entra no museu para tentar recuperar seu emprego e acaba atirando em uma pessoa e fazendo outras de reféns. Max que estava no banheiro percebe a situação e tira proveito da mesma. Com exclusividade começa a repassar as notícias para o jornal em que trabalha, então começa a chegar vários repórteres no local para acompanhar e transmitir as notícias. O repórter tenta manipular Max para tentar cobrir a matéria, dizendo que iria ajudá-lo e com isso comprovaria sua inocência.
O filme retrata o poder da mídia e sua manipulação sobre o público,ela tenta mexer com a emoção das pessoas fazendo-as confiar naquilo que eles estão assistindo, percebemos isso no filme quando divulgavam imagens boas de Sam, o público ficava ao seu favor, mas quando eram divulgadas imagens negativas o público permanecia com raiva.
O jornalista Max manipula as informações para fazer sensacionalismo com o intuito de obter prestígio e aumentar a audiência da emissora em que trabalha, vemos também uma competição entre as emissoras para conseguir audiência.
Nesse filme observamos que o diretor quer expor ao público, como se confere a manipulação dos fatos para beneficiar interesses de terceiros, isso tudo na procura de conquistar audiência. Vemos que a imprensa tanto pode construir uma imagem como pode destruí-la, muitas vezes não se importando se vai ou não prejudicar alguém.
Muito Além do Cidadão Kane é uma obra que mostra dominação da Rede Globo na sociedade brasileira, ele discute a influência que essa emissora tem no país, seu poder e suas relações políticas. "Roberto Marinho foi criticado e comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme".
Tanto o filme quanto o documentário traçam um paralelo do poder e da influência da mídia sobre a sociedade e a vida das pessoas, e de como ela pode influenciar de forma negativa ou positiva. Pois muitas vezes não sabemos se é verdade ou não aquilo que está sendo transmitido pelas emissoras de televisão.

.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beyond_Citizen_Kane

Nenhum comentário: