terça-feira, 6 de maio de 2008

Tecnologia e educação


A constante evolução do sistema de informação com base na fusão dos computadores, tem influenciado muito a vida dos indivíduos, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento cultural e social em que vivemos.

As modificações no processo de ensino e aprendizagem a partir do surgimento das novas tecnologias da comunicação e informação como parte do processo interativo de ensino-aprendizagem, está beneficiando e fornecendo vários recursos facilitadores da aprendizagem com o auxílio do professor que está mediando de forma motivadora, interessante e agradável essa nova modalidade de ensino. A relação professor – computador – aluno é muito importante para a construção do processo de aprendizagem que ocorre nesta relação, já que o indivíduo ensina e constrói conhecimentos a partir de como compreende na realização desse mesmo processo. Sabemos que não é suficiente equipar escolas com uma infra-estrutura básica, informatizando-as. É necessário que as mesmas assumam o papel inovador, transformando-se para melhor trabalhar os conhecimentos dos indivíduos que por ela passam.
O professor de artes, através do uso da tecnologia pode desenvolver um melhor trabalho, pois através do computador ele pode disseminar um conhecimento de artes e o uso das novas tecnologias em um ambiente de aprendizagem , contribuindo assim efetivamente para transformar a educação ,e ampliar a comunicação entre todos que participam do ambiente escolar ,desenvolver um aprendizado que possa gerar emancipação no aprendizado possibilitando a comunicação interativa no repasse do conhecimento.
O professor de artes pode se utilizar de vários recursos tecnológicos para desenvolver o seu trabalho, usando, entre outros recurso banco de dados com imagens das mais variadas interpretações capturadas via rede mundial de informações. Capturar, agarrar, segurar, apoderar-se de oportunidade. Aprender a compartilhar o aprendizado. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e a da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana. O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Por isso é de fundamental importância no mundo de hoje que o professor de artes busque desenvolver um trabalho de ensino aprendizagem de forma interativa, criativa dentro dos avanços tecnológicos com os alunos.
,

Nenhum comentário: